Amicae

“Se tocamos uma nota estamos a dar algo ao mundo; se pomos essa nota em 'reverse', estamos a tirar algo ao mundo.”

  Era a luz de fim de tarde a iluminar uma cara minha familiar de longos anos. O rosto de um alguém amigo, compreensível, ouvinte, humorista - mas um rosto sofredor, lutador, perdido na maré brusca do psicológico desnorteado.

  São assim tardes que não se recontam. Não são partilhadas com terceiros por serem feitas de conversas dialogadas na eternidade do momento - são para sempre na minha mente, espero que também na tua. São um querer conhecer, um querer saber; a curiosidade inata, espontânea, e devoradora do ser humano levada à busca do entendimento em palavras pensadas mútuas. É a vulnerabilidade de nos expormos impávidos, mas com tangível receio, e criarmos assim novas pontes de uma amizade com já incríveis fundações. Momentos destes - quero-os imensamente, são da minha alma a ânsia mais profunda e incontida, porque conversar é tentar entender o que não consigo perceber sozinha, e é ouvir demasiado bem o que tens para dizer de forma honesta, pura e dura, com dúvidas mas sem perder a coragem.

  Esgotou-se o dia com uma guitarra e umas notas mal soadas, a fazer-me refletir na sorte minha de amizades assim. Foi um olhar mais profundo à tua alma, aos teus pensamentos, ao modo simultaneamente fantástico e assustador como o teu cérebro funciona. E penso, sem saber, como cada mente deve trabalhar - as mil e muitas coisas que passam pela cabeça de alguém, como passam pela minha, como passam pela tua, e que iremos nunca saber! Imaginar-me apenas a tentar entender todos à minha volta, a ouvi-los revelar todos os seus modos de pensamento e as suas razões de ser, de agir! Espero que não as deixem irreveladas, é um segredo demasiado bom para ser só delas; espero que tenham alguém com quem o partilhar.

  Vejo por mim: raciocínio feito de ações passadas, as minhas explicações encontradas para o que já foi (já isto tive o mais encantador prazer de partilhar), a compreensão nossa própria de quem somos, como agimos e porque agimos (aquilo que tive o prazer de ouvir nessa tão bela tarde que sucedeu), um novo entendimento que altera o paradigma do nosso pensamento, um clique, um momento eureka na pequena escala. Tudo isto se passa comigo, e tenho cada vez mais presente a vivência de tudo isto em cada um dos que me rodeia. Porque sei que tendemos a pensar nos outros com duas dimensões somente, mas em nós com três, é-me às vezes difícil entender, e sobretudo lembrar, como todos somos incrivelmente complexos.

  Assim, quantos pensamentos magníficos destes estão à espera para ser lançados ao mundo? Deleito-me de pensar nas infinitas oportunidades, conversas enternecedoras e enriquecedoras que têm a possibilidade de acontecer, e tanto prazer trazer a quem as experienciar: é a maravilha do pensamento humano!

F.A.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Tempo, Ano, Medo

Multidões